Fico ouvindo centenas de cristãos falarem sobre o cristianismo e a cada dia me espanto mais. A sensação que tenho é que na cabeça da maioria dos nossos irmãos, Jesus encarnou, morreu e ressuscitou para que pudéssemos viver do jeito que Ele idealizou. Só que o entendimento amplo do Evangelho mostra que Jesus encarnou, morreu e ressuscitou para que pudéssemos morrer do jeito que Ele idealizou.
O Nazareno nunca fez comitês de combate à fome. Nunca levou seus discípulos para manifestações em frente ao palácio de Herodes para combater a miséria. Nunca organizou uma ridícula e inócua “Marcha para Jesus” e rumou a Roma para confrontar Cesar. Também mal falou sobre dinheiro, emprego, carro, carreira, ENEM etc etc etc. O âmago do discurso de Jesus sempre foi a vida após a morte, a vida eterna, a eternidade. “Meu Reino não é deste mundo”, afirmou. Tudo o que Jesus falou sobre ética terrena, caridade, etc foi apontando para o porvir.
No entanto, ouço os discursos da esmagadora maioria e percebo que para o cristão brasileiro quase tudo é “vidacêntrico”. Voltado para o aqui e o agora. Tá na moda agora até esse conceito de missão cristã integral, um dos termos mais redundantes que já ouvi. Ora, a missão do cristão é integral desde o momento em que “não vivo mais eu, mas Cristo vive em mim”, ou seja, sou integralmente de Cristo. Dizer que tenho que aplicar o Evangelho em todas as áreas da vida é a coisa mais óbvia do mundo, qualquer criancinha de escolinha bíblica sabe disso. Como fazer isso, aí são outros quinhentos.
O problema é que acabamos sendo tão “vidacêntricos” que achamos que a integralidade de Cristo em nós deve ser direcionada a protestos, campanhas inúteis de hashtags no twitter, passeatas, articulações com o partidarismo político em favor de agendas humanas e outras bobagens que daqui a cem anos não terão mais nenhuma importância. Achamos que nossa fé tem que ser tão dedicada ao amor ativista em vida que nos esquecemos que a Bíblia denomina nossa vida terrena de um “sopro” ou uma “neblina”. Ou seja: ela não vale nada, é fugaz, não tem cheiro, cor, densidade. E passa rápido.
Vou além: se você já leu a Bíblia de Gênesis a Apocalipse (estatisticamente apenas 30% dos cristãos já fizeram isso, logo 70% de nós têm uma visão extremamente fragmentada do que significa “ser cristão”) verá que a vida só tem duas funções: a glorificação de Deus e a separação dos bodes das ovelhas. Dizer que a missão do cristão é se preocupar com as coisas desta vida é como dizer que o vestibular é mais importante que a faculdade. Ora, sem um não se vai ao outro, mas o vestibular é apenas uma forma de viabilizar o que realmente importa, que é ingressar na vida acadêmica. Assim, viver na terra tem como única função, dentro da grande equação da eternidade, nos levar ao Céu.
Em média, a vida terrena de um brasileiro dura 70 anos. A vida eterna você consegue imaginar quanto tempo dura? Vamos fazer um exercício de imaginação: 70 dezenas de centenas de milhares de milhões de bilhões de trilhões de quadrilhões, de quinqualhões de hexalhões de septalhões de hectalhões de anos. E isso não compõe nem 1% do tempo que dura a vida eterna. E você realmente acha que Deus está tão preocupado assim com ESTA vida? Quem acha isso ou não entendeu nada sobre o Evangelho, ou é muito materialista ou tem uma visão absurdamente limitada.
Imagine que você está andando pela rua e vê uma moeda de 1 centavo ao lado de uma nota de 100 reais. Só pode pegar uma. Qual você escolheria? Se você for uma pessoal normal e honesta, dirá que pegaria a de 100 reais. A pergunta é: por quê? Simples: porque ela vale infinitamente mais do que a moedinha de 1 centavo. Compare agora a nossa vida terrena com a vida eterna. Ponha as duas lado a lado e decida qual é a mais importante. E aí, qual você escolhe?
Se você for uma pessoal normal e honesta, escolherá a vida eterna, pois seu valor é incomensuravelmente, incalculavelmente maior do que os 70 ridículos anos em que viveremos no sopro nebuloso da existência terrena.
Então, mano, mana, basta. Chega de olhar para a vida como um fim em si mesmo. Olhe para a vida de olho na morte. Pois ó, vou te contar um segredo... shhhh... não espalha não... fala baixo, mas....
...você vai morrer.
Se assustou? Nunca tinha pensado nisso? Pois então, querido, querida, acorda para a realidade: um dia seu lindo corpinho malhado de academia estará dentro de um escuro caixão, enterrado sete palmos abaixo da terra, apodrecendo, com vermes comendo sua carne. E não vai demorar muito. Talvez 70 anos. Talvez 50. Talvez 30. Ou 10. Talvez seja amanhã. Mas a sua alma... ah, essa vai continuar intacta, consciente, atuante e cheia de vitalidade pelos séculos dos séculos. A pergunta é: nesse período ridículo de tempo que se chama “vida terrena” você correu atrás do próprio rabo da hora que nasceu até a hora que morreu ou fez algo que vai ecoar pela eternidade?

Meu irmão, minha irmã... viva. Mas viva lembrando-se que amanhã ou depois você não estará mais vivo. Gere frutos dignos. Fuja do mal. Fuja do materialismo. Pare de pensar só em carreira, dinheiro, namoro e outras coisas que passam. Pois só quem consegue viver, como Paulo, considerando as coisas desta vida “como esterco” (Fp 3.8) alcança o entendimento de que esta vida não vale nada e somente a eternidade ao lado do Cordeiro de Deus tem valor.
Oro a Deus para que, na sua caminhada espiritual, você consiga dizer, também como Paulo disse: “Para mim o viver é Cristo e o morrer é lucro” (Fp 1.21). Essa frase resume tudo. Ser cristão é viver em Jesus pra morrer em Jesus. E, assim, poder viver eternamente em Jesus.
Paz a todos vocês que estão em Cristo.
Tags:
Participações Especiais
11 comentários:
Primeira a comentar porque quando li esse texto fui impactada! hehe
Texto ótimo. Edificou demais a minha vida. Que Deus abençõe muito esse blog, que seja tudo para a glória dEle \o/
MUITO BOM O POST, NOS FAZ REFLETIR MAIS SOBRE ESSA VIDA Q LEVAMOS E NOS ANIMA A MELHORARMOS COMO CRISTÃOS E NOS AJUDA A DEIXARMOS MAIS ESSA VIDA TERRENA E MATERIALISTA Q LEVAMOSS!!!
Só Deus nos capacita e prepara para o "Morrer é Lucro"... A caminhada é árdua! Todos somos cheios de arestas para serem aparadas. Mas o bom disso tudo é que somos imperfeitos e Ele sabe disso. Ele conhece cada coração e cada um terá o seu galardão!!!!
Mais um texto bacana do Maurício, sou leitor assíduo do seu blog, e tem me edificado muito! Deus abençoe mais e mais esta iniciativa de vocês! Parabéns!
@andreneves1
Mais uma Preciosidade de Maurício Zágari. Deus abençoe essa iniciativa de mostrar a outros o que é ser cristão. Grande Beijo a voces!
Se esperamos em Cristo só nesta vida, somos os mais miseráveis de todos os homens.
1 Coríntios 15:19
Porque para mim o viver é Cristo, e o morrer é lucro. (Filipenses 1:21)
Belo texto!
Graça e paz.
Tathiana
Amém e Amém !
Beijos
Suziane,
O Importante é vivermos a todos os nossos dias pra Honra e Gloria do nosso Deus, lembrando que tudo nessa vida é passageiro.
Beijos
Suzélia
Vamos Juntas nessa caminhada.
Paz!
Obrigada André Neves. Deus Abençoe!
Beijos
Postar um comentário