Estranhou esse título? Leia até o final para entender porque é preciso “cair do cavalo”. É com muita alegria que inicio mais uma semana aqui no Ser Cristão É, e nessa semana temos novidade, os posts serão sobre alguns dos apóstolos. Espero e peço a Deus, de coração, que você seja edificado por cada palavra, que o Espírito Santo lhe dê o entendimento necessário; e que essa mensagem não fique apenas na teoria.
Voltando ao título, muitas vezes precisamos mesmo cair do cavalo, essa expressão pode até ser uma metáfora, mas para Paulo (apóstolo) o sentido foi literal.
No livro de Atos, vemos que Paulo, antes chamado Saulo, era um perseguidor de cristãos; E especificadamente no capítulo 9, percebemos como foi NECESSÁRIA sua queda.
“E Saulo assolava a igreja, entrando pelas casas; e, arrastando homens e mulheres, os encerrava na prisão.”
(Atos 8:3)
Com essas perseguições a igreja foi dispersa, mas mesmo assim por onde quer que os cristãos fossem a Palavra era pregada. Muitos aceitaram a Palavra de Deus por intermédio dos apóstolos.
“E Saulo, respirando ainda ameaças e mortes contra os discípulos do Senhor, dirigiu-se ao sumo sacerdote.E pediu-lhe cartas para Damasco, para as sinagogas, a fim de que, se encontrasse alguns daquela seita, quer homens quer mulheres, os conduzisse presos a Jerusalém.” (Atos 9:1-2)
Paulo estava mesmo decidido a prender os cristãos, até que algo acontece e muda completamente seus planos.
“E, indo no caminho, aconteceu que, chegando perto de Damasco, subitamente o cercou um resplendor de luz do céu. E, CAINDO EM TERRA, ouviu uma voz que lhe dizia: ‘Saulo, Saulo, por que me persegues?’ E ele disse: ‘Quem és, Senhor?’ E disse o Senhor: ‘Eu sou Jesus, a quem tu persegues. Duro é para ti recalcitrar contra os aguilhões.’ E ele, tremendo e atônito, disse: ‘Senhor, que queres que eu faça?’ E disse-lhe o Senhor: ‘Levanta-te, e entra na cidade, e lá te será dito o que te convém fazer.’ “ (Atos 9:3-6)
Por esse fato Paulo não esperava. Mas Deus, em sua onisciência, já sabia que essa queda transformaria a vida dele. Depois de se revelar a Paulo, o Senhor ainda diz: “este é para mim um vaso escolhido, para levar o meu nome diante dos gentios, e dos reis e dos filhos de Israel.” (Atos 9:15 - parte b) Como prova de sua trasformação “esteve Saulo alguns dias com os discípulos que estavam em Damasco. E logo nas sinagogas pregava a Cristo, que este é o Filho de Deus.” (Atos 9:19-20)
Como uma boa pesquisadora que sou, busquei o significado da expressão cair do cavalo, e encontrei esse que se encaixa melhor ao nosso contexto: “cometer um erro a respeito daquilo que se tinha por certo.” E na maioria das vezes nós caímos por isso, cometemos erros achando que estamos no caminho certo. Exatamente como aconteceu com Paulo. Deus, através de Salomão já havia nos alertado sobre isso; Em Provérbios 14:12, que diz: “Há um caminho que ao homem parece direito, mas o fim dele são os caminhos da morte.”
Nas nossas vidas não é diferente, nossa natureza humana (pecaminosa) é teimosa, orgulhosa e desobediente. Por isso há a necessidade – e Deus é quem permite – das quedas, e elas podem ser doenças, reprovações, desempregos, frustrações, decepções e outros. Precisamos nos encontrar com Cristo, para que nossos olhos sejam ofuscados pela luz dos planos dEle, para enxergarmos como Ele. Paulo nunca mais foi o mesmo, nunca mais foi um perseguidor de cristãos, pelo contrário, chamado de apóstolo ele foi o maior autor de livros da bíblia, das chamadas “Cartas de Paulo”. Quando nos encontramos com Jesus, Seu propósito é nos transformar e nos levar a fazer a vontade do Pai.

O “cair do cavalo” é para que reconheçamos que só JESUS é o caminho, que só a vontade de Deus é boa, perfeita e agradável (Romanos 12:2). Se somos de fato cristãos devemos ser usados por Deus, como instrumentos dEle aqui na terra, para Sua glória. Devemos ter nossos olhos fixos em Cristo, como mensageiros do evangelho (João 14:6).
Caiu do cavalo? “Levanta-te!”
A queda de Paulo serviu para que ele prosseguisse em suas missões, e para cumprir a vontade de Deus. Nada o impedia de pregar, orar e adorar ao Senhor (nem mesmo a prisão) e nós, muitas vezes, estamos parando no primeiro “tombo”.
"...É necessário que passemos por muitas tribulações para entrarmos no Reino de Deus".
(Atos 14:22b - NVI)
“Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós um peso eterno de glória mui excelente; Não atentando nós nas coisas que se vêem, mas nas que se não vêem; porque as que se vêem são temporais, e as que se não vêem são eternas.” (2 Coríntios 4:17,18)
Finalizo com a música que me inspirou para esse post: Caminho Pra Damasco - Marco Telles
Eu quero cair do cavalo no caminho pra Damasco
Quero ofuscar meus olhos com a luz de novos planos
Quero me perder em choro quando o Senhor vier
Quando o Senhor vier
Eu quero esquecer meus caminhos
Quando o Senhor vier quero vender o que plantei
Quando o Senhor vier...
Para mim só tem um caminho; Para mim só tem um destino
Te buscar e te exalar
Para mim só tem um motivo; Para mim só tem uma guerra
Desvendar os Teus segredos
Rei da Glória tens minha vida, levarei Teu nome
Sempre estando entregue à morte pra que vejam Tua vida
Se preciso for, que caiamos dos nossos cavalos, que possamos entender que fazer a vontade de Deus, não é só o melhor para nossas vidas, mas é o que nós devemos buscar fazer. Firmados em Cristo para que possamos dizer aos outros: “Sede meus imitadores, como também eu de Cristo.” (1 Coríntios 11:1).
Que Deus te abençoe!!! Abraços :)
Com carinho,
Tathi
7 comentários:
Texto mais que significante...
É bom saber que o cair do cavalo tem haver com o "cometer um erro a respeito daquilo que se tinha por certo."
Se estamos procurando conforto nesta terra, talvez estamos andamos em caminhos errados; se estamos atrás da autossuficiência, talvez estamos trilhando caminhos errados; Se estamos querendo mais e mais coisas materiais, estamos no caminho errado.
Deus quer nossa devoção total, e para isso temos que sair da zona de conforto e atirar aos pés da cruz. Ter uma vida radical em Cristo, sujeito as pedras e calúnias deste mundo opressor.
Afinal, se amamos o mundo, o paí já não estará conosco.
É triste dizer, mais as coisas do mundo estão nos matando, e aos poucos, como vírus entram em nosso lar e quando pensamos que estamos no rumo certo, chega um profeta de Deus (sim! ainda existe profetas) e alerta-nos com o antivírus chamado Jesus Cristo. E neste momento caímos do cavalo!!!
Está na hora de irmos atrás de algo mais, algo maravilho, algo que vai além do entendimento humano. "Porque a palavra da cruz é loucura para os que perecem; mas para nós, que somos salvos, é o poder de Deus 1 Co 1:18.
Parabéns pelo texto Tathi, Deus te abençoe e toda honra e glória para Jesus Cristo.
att,
@PecadorConfesso
Exatamente! :)
Que bom que edificou.
Obrigada pelo carinho, amém... Que Deus te abençoe também!
Abraços
Estou impressionadaque post mega edificante!
Que Deus continue nos abençoando com suas palavras,seus posts .E que ele te ilumine nesse caminho.
Bjss e Fique com Deus!
Camila, Que continue edificando dia após dia.
Beijo e Paz!
Tathiiii...
engraçado como seus posts, todos eles estão cabendo no exato momento que tÔ vivendo! Hehe'
É de Deus!
É pra Deus!
\o/
Uau!
Uma música nossa inspirou esse post!
Que a nossa vida dê Glórias a Deus,
Que a nossa "queda do cavalo" seja uma mudança TOTAL e DEFINITIVA das nossas vidas!
Deus abençoe a todos.
Juliana Luíza
Mt edificante esse post, amei estão de parabéns...
Postar um comentário